Após disputar a Série B em 1992 e garantir o retorno à primeira divisão, o Grêmio voltou a ter o amargo sabor de participar da segundona em 2005. Um torneio com fórmula bem diferente e muito mais difícil que na passagem anterior, quando 12 times se classificavam. Desta vez, 22 times se enfrentaram em turno único em busca de oito vagas para a segunda fase, que iria classificar os quatro participantes do quadrangular final, que determinaria as duas equipes classificadas para a Série A do ano seguinte.
Do time rebaixado, apenas quatro jogadores que atuaram na campanha, seguiram no Olímpico: o zagueiro Tiago Prado, o volante Glauber e os meias Bruno e Anderson. No total, até o final daquela temporada, onde a Série B foi disputada de abril a novembro, o Tricolor contratou 35 atletas, entre eles Domingos, Pereira, Sandro Goiano, Marcelo Lipatín, Marcelo Costa, Patrício, Escalona e Jeovânio, nomes marcantes daquela campanha que durou 33 jogos e que culminou com o título na chamada Batalha dos Aflitos.
A estreia gremista aconteceu diante do Gama, num sábado, 23 de abril. A partida disputada no Estádio Bezerrão, na cidade do Gama, também foi a primeira do técnico Mano Menezes, que um dia antes chegou ao Distrito Federal e comandou o treino. Na véspera, ele foi contratado para substituir o uruguaio Hugo De León, que não resistiu a eliminação na fase classificatória do Gauchão e a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O time que começou aquela Série B teve: Eduardo; Alessandro, Alessandro Lopes, Marcelo Oliveira e Marcinho (Roberto Saraiva); Marcus Vinícius, Nunes, Bruno e Márcio Oliveira (Dênis); Anderson (Samuel) e Somália. No final, a derrota por 2 a 1 era a senha de que aquela caminhada não seria fácil.
Na sequência, o Grêmio encarou dois jogos em Porto Alegre e com portões fechados. Cumprindo pena recebida durante o Brasileirão do ano anterior e que fez o time terminar aquela temporada atuando em Pelotas e Erechim, o Tricolor jogou duas vezes no Beira-Rio, contra Avaí e Ituano.
A equipe viveu momentos de instabilidade e o pior momento foi vivido em 19 de junho. Naquele domingo, em Goiânia, a direção apresentou o volante Sandro Goiano, que horas mais tarde estava nas cabines do Estádio Jonas Duarte, em Anápolis, para acompanhar um dos maiores vexames da história gremista: a derrota por 4 a 0 para a Anapolina.
Mano Menezes balançou no cargo e na semana seguinte, uma magra vitória sobre o Santo André, por 1 a 0, gol do meia Luiz Fernando foi a senha para sua permanência. A vaga para a segunda fase veio com a quarta posição, atrás de Santa Cruz-PE, Marília e Guarani.
O próximo desafio era um quadrangular com Santa Cruz-PE, Avaí e Santo André. Com três vitórias no primeiro turno, o Grêmio praticamente assegurou a vaga na fase final, que teria mais uma vez o Santa Cruz, além de Náutico e Portuguesa.
Depois de vencer o Náutico, na estreia, com um magro 1 a 0, o time de Mano Menezes empatou três partidas seguidas e chegou as duas últimas rodadas precisando vencer. Fez 2 a 0 no Santa Cruz, no Olímpico, e foi ao Recife na rodada final para buscar o acesso, que foi confirmado em um jogo que entrou para a história do futebol brasileiro. Com um gol de Anderson, o 1 a 0 sobre o Náutico, após quatro expulsões, consagrou a volta gremista à elite.
Confira a campanha do Grêmio na Série B de 2005:
33 jogos
16 vitórias
11 empates
6 derrotas
48 gols pró
34 gols contra
Artilheiros: Ricardinho 6; Anderson e Samuel 5; Marcel 4; Pereira 3; Domingos, Lipatin e Marcelo Costa 2; Douglas Silva, Pedrinho, Somália, Bruno, Gustavo, Pedro Jr, Marco Aurélio, Luiz Fernando, Fábio Bala, Marcelo Oliveira, Patrício, Raone, Paulo Ramos, Jeovânio, Beausejour e Sandro Goiano 1; Pedro Paulo (Avaí), Saulo (Criciúma) e Victor Boleta (Ceará) marcaram um gol contra, cada.
Confira a campanha do Grêmio na Série B de 2005:
23/4 - Gama 2 x 1 Grêmio
gol de Anderson
29/4 - Grêmio 4 x 3 Avaí
gols de Anderson, Douglas Silva, Pedrinho e Somália
7/5 - Grêmio 0 x 2 Ituano
15/5 - Criciúma 0 x 2 Grêmio
gols de Saulo (contra) e Samuel
21/5 - Guarani 1 x 1 Grêmio
gol de Samuel
28/5 - Grêmio 2 x 2 Náutico
gols de Bruno e Gustavo
3/6 - Caxias 1 x 1 Grêmio
gol de Pedro Jr
11/6 - Grêmio 2 x 1 Paulista
gols de Marcos Aurélio e Anderson
19/6 - Anapolina 4 x 0 Grêmio
25/6 - Grêmio 1 x 0 Santo André
gol de Luiz Fernando
28/6 - Ceará 3 x 4 Grêmio
gols de Victor Boleta (contra), Fábio Bala, Marcelo Oliveira e Patrício
10/7 - Grêmio 1 x 2 Vitória
gol de Marcel
16/7 - Sport 0 x 1 Grêmio
gol de Raone
24/7 - União Barbarense 1 x 1 Grêmio
gol de Pereira
29/7 - Grêmio 4 x 0 São Raimundo
gols de Domingos, Pereira, Marcelo Costa e Paulo Ramos
7/8 - Bahia 1 x 1 Grêmio
gol de Samuel
13/8 - Grêmio 2 x 0 Santa Cruz-PE
gols de Samuel e Marcel
21/8 - Portuguesa 1 x 2 Grêmio
gols de Anderson e Marcel
26/8 - Grêmio 0 x 0 Vila Nova-GO
2/9 - CRB 1 x 1 Grêmio
gol de Jeovânio
10/9 - Grêmio 1 x 1 Marília
gol de Beausejour
16/9 - Santo André 0 x 1 Grêmio
gol de Ricardinho
24/9 - Grêmio 2 x 0 Avaí
gols de Pedro Paulo (contra) e Ricardinho
1/10 - Grêmio 2 x 0 Santa Cruz-PE
gols de Pereira e Ricardinho
4/10 - Santa Cruz-PE 1 x 0 Grêmio
7/10 - Avaí 1 x 3 Grêmio
gols de Ricardinho (2) e Samuel
14/10 - Grêmio 0 x 2 Santo André
22/10 - Grêmio 1 x 0 Náutico
gol de Domingos
29/10 - Santa Cruz-PE 1 x 1 Grêmio
gol de Marcelo Lipatin
5/11 - Portuguesa 1 x 1 Grêmio
gol de Ricardinho
12/11 - Grêmio 2 x 2 Portuguesa
gols de Marcelo Costa e Sandro Goiano
19/11 - Grêmio 2 x 0 Santa Cruz-PE
gols de Marcel e Lipatin
26/11 - Náutico 0 x 1 Grêmio
gol de Anderson
Veja os jogadores que disputaram a Série B de 2005 pelo Grêmio:
30 jogos - Galatto (G)
25 jogos - Patrício (LD)
24 jogos - Domingos (Z)
23 jogos - Escalona (LE) e Marcel (M)
21 jogos - Samuel (A)
20 jogos - Sandro Goiano (V)
19 jogos - Marcelo Oliveira (Z) e Pereira (Z)
18 jogos - Anderson (M) e Jeovânio (V)
17 jogos - Nunes (V)
16 jogos - Bruno (M), Ricardinho (A) e Marcelo Costa (M)
15 jogos - Paulo Ramos (A)
14 jogos - Pedro Jr (A)
11 jogos - Raone (LE)
9 jogos - Alessandro (LD), Pedrinho (V), Fábio Bala (A), Marco Aurélio (M) e Lipatin (A)
8 jogos - Luiz Fernando (M)
6 jogos - Glauber (V), Douglas Silva (V) e Beausejour (LE)
5 jogos - Gustavo (LD) e Lucas Leiva (V)
4 jogos - Alessandro Lopes (Z), Marcus Vinícius (V), Osmar (A) e Tiago Duarte (A)
3 jogos - Eduardo (G), Somália (A) e Tiago Prado (Z)
1 jogo - Marcinh0 (LE), Márcio Oliveira (M), Dênis (Z), Roberto Saraiva (M), Ênio (M), Julio Rodríguez (M)
Também fizeram parte do grupo mas não atuaram:
Luís Felipe (LD), Elton (M), Marcelo Grohe (G), Cássio (G)
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio enfrenta o Botafogo em duelo decisivo por sobrevivência no Brasileiro Feminino
Bragantino e Grêmio se encontram em Bragança em um duelo que pode mudar as aspirações na tabela
Desespero em Bragança: Grêmio tenta reverter crise e evitar afundar na zona de rebaixamento
Pressão no Grêmio: renovação de Carlos Vinícius esbarra em teto salarial e propostas tentadoras
Grêmio se prepara para desfalcar elenco e negociar até quatro jogadores antes da janela fechar
SEM CLUBE! Após novela, Juventus encerra vínculo com ex maestro do Grêmio
ALÍVIO NO CAIXA!! Tricolor resolve pendência financeira e tenta permanência do atacante
DE SAÍDA! Arthur busca novos rumos após rescisão com a Juventus: retorno é possível?
PERDEU O BRILHO?! Braithwaite em xeque: concorrência e lesão ameaçam protagonismo no Grêmio
MAICON ABRE O JOGO! Ex-capitão defende Renato e rebate crítica sobre treinos no Grêmio
PRONTO PARA ESTREAR! Danilo Barbosa é apresentado e revela conversa com Luís Castro
DIREÇÃO ERROU? Caso Monsalve expõe contradição na gestão do elenco do Grêmio
DE SAÍDA? Libertad demonstra interesse em Balbuena, que perdeu espaço no Grêmio
TREINO INTERROMPIDO! Raio assusta e Luís Castro encerra atividade do Grêmio
NOVIDADE NO GRÊMIO! Krovinovic pode ganhar primeira chance como titular