Grêmio abre o placar, mas cede empate ao Corinthians e pode ser rebaixado nesta segunda-feira

Tricolor terá de secar jogos de Juventude e Cuiabá para chegar vivo à ultima rodada


Fonte: Gaúcha ZH

O Grêmio parece mesmo condenado a disputar a Série B em 2022. Neste domingo, o Tricolor fez um jogo seguro em quase 100% da partida, vencia o Corinthians com gol de Diego Souza, mas cedeu o empate aos 40 minutos do segundo tempo, quando Renato Augusto teve toda a liberdade para chutar da entrada da área e igualar o placar em 1 a 1.

O empate não rebaixa o Grêmio para a Segunda Divisão neste domingo, mas a queda poderá ser confirmada matematicamente nesta segunda-feira caso Juventude e Cuiabá, no mínimo, empatem seus jogos contra São Paulo e Fortaleza, respectivamente.



Para quinta-feira, Geromel e Kannemann, que estavam pendurados, levaram o amarelo e estão fora contra o Atlético-MG. Por outro lado, Douglas Costa voltará a ficar à disposição após ter cumprido suspensão diante do Timão. Grêmio e Atlético-MG se enfrentarão na quinta-feira, na Arena, às 21h30min, dia e horário de toda a última rodada do campeonato.

O técnico Vagner Mancini decidiu dar sequência ao time que goleou o São Paulo na Arena e a única mudança na escalação do Grêmio para encarar o Corinthians foi a entrada de Jhonata Robert no lugar do suspenso Douglas Costa. No Corinthians, Sylvinho teve as voltas de Giuliano e Willian para formar seu quarteto de meio-campo ideal juntando ainda Renato Augusto e Roger Guedes.

Com a necessidade da vitória, o Grêmio iniciou a partida com uma postura ofensiva, algo raro como visitante ao longo deste Brasileirão. Os primeiros 10 minutos foram de um Tricolor dentro do campo de ataque tendo os volantes Thiago Santos e Lucas Silva constantemente perto da área alvinegra. Faltava ao time gaúcho apenas levar maior perigo ao gol corintiano. Diego Souza e Campaz foram os responsáveis pelas primeiras finalizações, que acabaram fracas para fáceis defesas de Cássio.

Aos 11, o Grêmio teve a primeira dificuldade defensiva. Kannemann escorregou em uma disputa com Giuliano e foi obrigado a fazer a falta, o que lhe custou o cartão amarelo, seu terceiro, virando desfalque para a última rodada. Dois minutos depois, Rafinha também levou seu amarelo, mas escapou do vermelho por ter se irritado e reclamado ferozmente com o árbitro Bruno Arleu de Araújo. Essa vontade tricolor passou do ponto em outros momentos com o time exagerando nas faltas.

Foi nesse momento de maior nervosismo dos gaúchos que o Corinthians viveu seu melhor período no primeiro tempo. Aos 30, o Timão deu um susto nos gremistas. Willian tabelou com Renato Augusto e acertou a trave. O lance foi anulado por impedimento, que o replay deixou dúvida sob o acerto do auxiliar. Ou seja, o se a bola tivesse entrado poderia ter havido validação do gol pelo VAR. Melhor para o Grêmio que Willian acertou a trave.

Mas foi apenas uma isolada chance de gol diante de um Tricolor bem armado na proteção de Gabriel Grando. Se estava bem ajustado defensivamente e tinha dificuldade para criar, o momento era de aparecer o goleador. E ele não estava ali para desapontar na hora da decisão. Aos 38, Ferreira cruzou da esquerda e Diego Souza fez um gol que misturou habilidade com raça. Ele primeiro matou no peito e depois deu um carrinho antes de a bola cair para vencer Cássio e abrir o placar deixando o Grêmio vivo no Brasileirão: 1 a 0.

A ida tricolor para o vestiário não foi apenas de felicidade porque Geromel, que também estava pendurado, levou amarelo nos minutos finais após uma confusão iniciada por falta de Jhonata Robert em Roger Guedes.

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo. Sem mudanças de nomes, mas de cenário do jogo. O Corinthians retornou do intervalo com uma postura mais ofensiva e foi empurrando o Grêmio para trás. Aos 9, Thiago Santos sentiu lesão e precisou ser substituído. O garoto Mateus Sarará entrou na equipe gremista. Sylvinho mexeu dois minutos depois e de forma ousada: o meia-atacante Gabriel Pereira entrou no lugar do volante Xavier.

Com o cronômetro chegando aos 24, Tricolor teve mais duas trocas: Villasanti e Borja entraram nos lugares de Campaz e Borja. A essa altura, o Grêmio já controlava o Corinthians, que mesmo mais ofensivo não conseguia levar perigo a Gabriel Grando.

Mesmo assim, Mancini decidiu fazer mais duas mudanças cinco minutos depois. Uma delas foi Vanderson por Rafinha, que estava amarelado e sofria com as investidas de Willian. A outra, porém, foi bastante defensiva: Ruan no lugar de Jhonata Robert.



Essa ideia de Mancini de empilhar jogadores mais defensivos em campo, porém, não deu a consistência buscada. Aos 40 minutos, Renato Augusto mostrou toda sua qualidade de jogador com Copa do Mundo no currículo. Sem ser pressionado por nenhum dos três volantes gremistas, ele recebeu a bola na entrada da área, ajeitou e chutou no ângulo, sem chance para Gabriel Grando para empatar a partida e praticamente confirmar o rebaixamento do Grêmio para a Série B.

VEJA TAMBÉM
- Patrick deixa Grêmio para acertar com clube de Lincoln em Portugal
- Grêmio irá pagar Douglas Costa até 2026
- Com pacto para manter a forma física ideal, Diego Souza busca feito inédito no Gauchão

LEIA TAMBÉM: Com preparação especial para manter a forma física ideal, Diego Souza busca feito inédito no Gauchão

E MAIS: Sem sucesso na busca por adversário, Grêmio descarta realizar amistoso na pré-temporada



E MAIS: DIEGO COSTA FECHOU? TATY NO VERDAO? LEILA EM CRISE; ISCO NO FLA? ARRASCAETA; IVAN E +2 NO TIMAO;


Comentários



Paco Gera     

Como sempre, começamos ganhando e acabamos empatando ou perdendo... que eMe

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2022



Dívida milionária! - 18:32 (2)

Grêmio irá pagar Douglas Costa até 2026