Guia da secação: os cenários para o Grêmio na luta contra o rebaixamento

Tricolor pode escapar do rebaixamento com a ajuda de muitos resultados paralelos, mas já pode ter o terceiro descenso decretado se for derrotado pelo Corinthians em Itaquera no domingo


Fonte: Globoesporte.com

Com a esperança do torcedor renovada após a vitória sobre o São Paulo, o Grêmio ainda tem chances matemáticas se seguir vivo nas duas últimas rodadas do Brasileirão. Mas além de não ser derrotado pelo Corinthians neste domingo, precisa de uma série de resultados paralelos para seguir com chances de escapar da Série B em 2022.

Com os resultados dos jogos de sexta-feira, a distância para o primeiro time fora do Z-4 aumentou para quatro pontos. O Athletico-PR venceu o Cuiabá, por 1 a 0, e agora o time do Mato Grosso é o 16º colocado, com 43 pontos, enquanto o Furacão foi a 45.



Já o Atlético-GO bateu a Chapecoense, por 1 a 0, em Chapecó, chegou a 47 pontos e afastou qualquer possibilidade de rebaixamento. Mas o Juventude perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza e, com 43 pontos, ficou ao alcance do Grêmio nas duas últimas rodadas.

Para o Grêmio seguir vivo é fundamental somar, pelo menos, quatro pontos. Caso perca uma partida, estará rebaixado pela terceira vez. Ou seja, se for derrotado pelo Corinthians neste domingo em Itaquera, o Tricolor disputará a Série B em 2022.

Um dos times que pode ajudar a decidir o futuro do Grêmio é o próprio Fortaleza, que enfrentará Cuiabá e Bahia. Duas vitórias importantíssimas para as chances de permanência gremistas.

O tricolor terá que passar seus próximos dias conferindo os resultados na tabela do Brasileirão, e também simulando os resultados restantes no simulador do ge para acompanhar os cenários que se desenham no futuro do Grêmio.

Antes do início da 37ª rodada, o Grêmio tem 93% de chances de queda pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e 91% de acordo com o matemático Tristão Garcia.

Confira os cenários abaixo:
Duas vitórias (45 pontos)
Esse é o cenário mais positivo, mesmo que muito difícil, para o Grêmio. O time chega aos 45 pontos, com 13 vitórias, e precisa de menos resultados paralelos para se manter na Série A. O Tricolor teria possibilidade de passar ao menos dois de cinco times entre Athletico-PR (45), São Paulo (45), Juventude (43), Cuiabá (43) e Bahia (40) nos seguintes cenários:

Athletico-PR: não somar pontos contra Palmeiras (C) e Sport (F)
São Paulo: não somar pontos contra Juventude (C) e América-MG (F)
Juventude: somar no máximo dois pontos contra São Paulo (F) e Corinthians (C)
Cuiabá: somar no máximo dois pontos contra Fortaleza (C) e Santos (F)
Bahia: somar no máximo quatro pontos contra Fluminense (C) e Fortaleza (F)
Uma vitória e um empate (43 pontos)
Com quatro pontos somados nas duas últimas rodadas, o Grêmio precisa que duas equipes entre Juventude, Cuiabá e Bahia não passem dos 43 pontos. O Tricolor superaria os rivais pelo número de vitórias e estaria assegurado na primeira divisão.



Juventude: não somar pontos contra São Paulo (F) e Corinthians (C)
Cuiabá: não somar pontos contra Fortaleza (C) e Santos (F)
Bahia: somar no máximo três pontos contra Fluminense (C) e Fortaleza (F)

VEJA TAMBÉM
- Patrick deixa Grêmio para acertar com clube de Lincoln em Portugal
- Grêmio irá pagar Douglas Costa até 2026
- Com pacto para manter a forma física ideal, Diego Souza busca feito inédito no Gauchão

LEIA TAMBÉM: Com preparação especial para manter a forma física ideal, Diego Souza busca feito inédito no Gauchão

E MAIS: Sem sucesso na busca por adversário, Grêmio descarta realizar amistoso na pré-temporada



E MAIS: DIEGO COSTA FECHOU? TATY NO VERDAO? LEILA EM CRISE; ISCO NO FLA? ARRASCAETA; IVAN E +2 NO TIMAO;


Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2022



Dívida milionária! - 18:32 (2)

Grêmio irá pagar Douglas Costa até 2026