[ANÁLISE] Grêmio faz seu melhor jogo no Brasileiro, mas talvez agora seja tarde

Vitória com autoridade por 3 a 0 sobre o São Paulo deixa aquela impressão: "por que não jogou assim mais cinco jogos?". Tricolor segue vivo para evitar rebaixamento


Fonte: Globoesporte.com

Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Talvez seja tarde. Deveria ter aparecido antes. Mas o Grêmio teve uma das melhores atuações no Brasileirão, senão a melhor, na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, na Arena, na noite desta quinta-feira. O Tricolor, assim, se mantém vivo na briga contra o rebaixamento e em busca de uma reviravolta.



A partida é daquelas a deixar a impressão: se fizesse mais cinco jogos assim... Não estaria ali, à beira da segunda divisão. Há que se colocar que um São Paulo praticamente sem ambição no campeonato ofereceu pouquíssima resistência.


É atrasado, claro, mas um passo nesta tentativa gremista de ainda pular fora da guilhotina segundos antes da lâmina aparecer. A vitória deixou o Tricolor com 39 pontos, um atrás do Bahia, o 17º, e a três do Athletico, o 16º, que joga nesta sexta com o Cuiabá, o 15º, com 43 pontos.


"Acabamos o jogo tendo a certeza de que o Grêmio conseguiu lutar até o fim. Se o jogo do Corinthians será plasticamente bonito ou feio, pouco importa para mim, eu quero vencer. A partida me dá a possibilidade de jogar o último jogo com uma chance real", destacou o técnico Vagner Mancini.


Nos primeiros minutos do duelo na Arena, já deu para notar uma postura diferente do Grêmio em relação aos últimos dois jogos, especialmente. Vibrante, em uma rotação acima do adversário. E se impondo fisicamente. Os gaúchos se mantiveram no campo ofensivo com uma marcação avançada.


Desta postura, saiu exatamente a chance inacreditável e inaceitável perdida por Thiago Santos. O volante, junto a Diego Souza e Campaz, participou da pressão e forçou o erro da defesa são-paulina aos 12 minutos.


Após briga dos companheiros, a bola sobrou para ele, na pequena área, sem goleiro pela frente. O chute acertou o zagueiro Miranda.


Parecia ser daqueles lances que resumem uma campanha de rebaixamento. E em outros jogos talvez fosse um erro a pesar no emocional do time. Não foi o caso.


Dez minutos depois, Thiago Santos completaria cruzamento pelo alto para dar a vantagem no placar em jogada coletiva, com Ferreira e Diogo Barbosa pela esquerda. Um raro lampejo de equipe organizada e capaz de criar em comparação com o Brasileirão todo.


Talvez apenas um pouco tarde em relação à briga contra o rebaixamento. Mas mantém aquele fio de esperança em, por um descuido do destino, o Grêmio ficar todas as rodadas do Brasileirão dentro do Z-4, menos na última.


Apesar de uma derrota, a consequência do duelo direto com o Bahia, há uma semana, serviu de inspiração ao presidente Romildo Bolzan Júnior. Em entrevista coletiva, ele reforçou a necessidade de manter a competitividade.


"O limite dessa discussão é que o Bahia foi muito mais competitivo do que nós naquele primeiro momento. Serve de alerta. O resultado foi ruim para nós, não nos inviabilizou por inteiro, nos criou mais dificuldades. Mas, num jogo de futebol onde tudo está sendo decidido, perder competitividade é fundamental. E isso nossos jogadores perceberam", apontou Bolzan.


A etapa final teve um ritmo mais baixo, mas o Grêmio manteve a postura ativa. Criou uma série de oportunidades que, aos poucos, ia desperdiçando. Teve o contra-ataque ao seu dispor em boa parte do segundo tempo.



O alívio veio com um belo gol de Diogo Barbosa em arrancada, corte em cima da marcação e chute colocado no ângulo com o pé direito. Jhonata Robert ainda faria, nos acréscimos, uma pintura do círculo central. Chutão consciente para aproveitar o posicionamento adiantado de Volpi.


Mancini fez uma série de trocas e já repôs o fôlego da equipe para antecipar a recuperação aos titulares contra o Corinthians, no domingo. Uma vitória que adia o rebaixamento e mantém o Grêmio crente na reviravolta por uma permanência.



O elenco volta a treinar nesta sexta-feira e já fica concentrado a partir das 22h. A viagem para São Paulo ocorre no sábado. A partida na Neo Química Arena está marcada para as 16h de domingo.

#gremio #imortal #tricolor #analise #brasileirao

VEJA TAMBÉM
- Patrick deixa Grêmio para acertar com clube de Lincoln em Portugal
- Grêmio irá pagar Douglas Costa até 2026
- Com pacto para manter a forma física ideal, Diego Souza busca feito inédito no Gauchão

LEIA TAMBÉM: Com preparação especial para manter a forma física ideal, Diego Souza busca feito inédito no Gauchão

E MAIS: Sem sucesso na busca por adversário, Grêmio descarta realizar amistoso na pré-temporada



E MAIS: DIEGO COSTA FECHOU? TATY NO VERDAO? LEILA EM CRISE; ISCO NO FLA? ARRASCAETA; IVAN E +2 NO TIMAO;


Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2022



Dívida milionária! - 18:32 (0)

Grêmio irá pagar Douglas Costa até 2026

















22/1/2022