Ex-Grêmio, Walace aumenta intensidade na Udinese e sonha com retorno à Seleção
Revelado pelo Grêmio, campeão olímpico de 2016 admite mudança no estilo de jogo para se firmar como titular em sua sexta temporada no futebol europeu, a terceira na Itália
Dos 125 anos da Udinese, completados nesta terça-feira, os últimos três têm sido especiais para um brasileiro. O volante Walace conseguiu se encontrar no time do norte da Itália depois de duas temporadas e meia de desacertos na Alemanha, primeiro no Hamburgo e depois no Hannover. No clube que tem Zico e Amoroso entre os principais ídolos de sua história pelos gols e assistências que somaram, é com mais intensidade sem a bola que o jogador de 26 anos, revelado pelo Grêmio e campeão olímpico pela seleção em 2016, tem conquistado seu espaço.
"Depois que cheguei aqui à Udinese, o diretor e o treinador falaram para aumentar a intensidade no treino, porque aí conseguiria ter isso no jogo. Isso me ajudou bastante. A minha cabeça de querer fazer, ter que mudar, também foi muito bom", disse Walace, em entrevista por vídeo.
A transformação de um volante com estilo de jogo mais cadenciado, típico do futebol brasileiro, para outro com ritmo acelerado começou antes, na mudança para a Alemanha. Defender clubes que precisam correr atrás dos favoritos se transformou em um misto de obstáculo com aprendizado inicial na Europa.
"Intensidade de jogo, isso foi o divisor de águas para mim. No Grêmio, a gente jogava sempre com a bola, você quase não se cansa. Foram três temporadas assim. Isso se automatizou na minha cabeça. Cheguei à Alemanha, tive que correr atrás da bola. Aí começa a fazer 10 quilômetros por jogo. E o treinador diz: "Se quiser jogar cadenciado, aqui não joga". Isso entra na sua cabeça. Você vai perdendo a cadência que tinha", disse Walace.
Antes de ficar mais à vontade na Udinese, o volante precisou passar por seis meses de adaptação na mudança da Alemanha para a Itália, em 2019. Depois que virou o ano, a situação começou a melhorar, mesmo com a pandemia no início de 2020. Na segunda temporada, acabou se machucando na véspera da estreia, o que o tirou dois meses de campo. Mesmo perdendo os 10 jogos iniciais, conseguiu chegar a 30, de dezembro a maio passado, a maioria como titular. Titular e homem de confiança do técnico Luca Gotti, completou 14 das 15 partidas do time, entre agosto e o fim de novembro.
"A terceira temporada está sendo a minha melhor na Udinese. Mudei tudo, cabeça, intensidade de jogo. Taticamente, a Itália dispensa comentários. Evoluí bastante do que era na Alemanha para cá. Melhorei muito na parte defensiva".
"Consigo ler um pouco mais o jogo, ser mais rápido, mais agressivo sem a bola. Isso me ajudou bastante a ser titular aqui", Walace, volante da Udinese.
Do frio da Alemanha para o clima quase tão gelado quanto do norte da Itália, Walace tem pouco do que reclamar. Só quando a neve cai no olho durante o jogo é que se incomoda.
"Cheguei à Alemanha dia 28 de janeiro de 2017. Estava um frio! Nevando... Pensei e falei para o meu empresário: "O que estou fazendo aqui?". Mas depois de dois anos e meio de Alemanha, vim para cá, está tranquilo. Cheguei a jogar com -17° C, parecia a Rússia".
Encarar os invernos que a vida impõe para conquistar um lugar ao sol. Assim, Walace mira o horizonte de sua vida profissional. Na posição que está, o brasileiro se espelha em dois compatriotas para quem sabe um dia voltar a envergar a camisa amarela que vestiu pela última vez em 2018, convocado por Tite para três amistosos.
"Na minha posição, é muito difícil. Casemiro é referência. E o que o Fabinho vem jogando na intensidade do Liverpool... Os dois servem muito bem ali".
Entre os estrangeiros de sua posição, Walace admira aquele que é titular absoluto da seleção do país onde está cada vez mais à vontade.
"Verratti é top. Joga muito, fenômeno. É um cara brigador sem a bola, um leão. Com a bola, joga muito. Parece que tem quatro olhos. Vê o campo todo, não sei como".
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Bragantino e Grêmio jogam pela sobrevivência em duelo decisivo na tabela do Brasileiro
Atlético-MG atropela Grêmio e se aproxima do G-4, enquanto a equipe gaúcha vive crise alarmante
Grêmio enfrenta o Botafogo em duelo decisivo por sobrevivência no Brasileiro Feminino
Bragantino e Grêmio se encontram em Bragança em um duelo que pode mudar as aspirações na tabela
Desespero em Bragança: Grêmio tenta reverter crise e evitar afundar na zona de rebaixamento
Pressão no Grêmio: renovação de Carlos Vinícius esbarra em teto salarial e propostas tentadoras
Grêmio se prepara para desfalcar elenco e negociar até quatro jogadores antes da janela fechar
SEM CLUBE! Após novela, Juventus encerra vínculo com ex maestro do Grêmio
ALÍVIO NO CAIXA!! Tricolor resolve pendência financeira e tenta permanência do atacante
DE SAÍDA! Arthur busca novos rumos após rescisão com a Juventus: retorno é possível?
PERDEU O BRILHO?! Braithwaite em xeque: concorrência e lesão ameaçam protagonismo no Grêmio
MAICON ABRE O JOGO! Ex-capitão defende Renato e rebate crítica sobre treinos no Grêmio
PRONTO PARA ESTREAR! Danilo Barbosa é apresentado e revela conversa com Luís Castro
DIREÇÃO ERROU? Caso Monsalve expõe contradição na gestão do elenco do Grêmio
DE SAÍDA? Libertad demonstra interesse em Balbuena, que perdeu espaço no Grêmio
TREINO INTERROMPIDO! Raio assusta e Luís Castro encerra atividade do Grêmio
NOVIDADE NO GRÊMIO! Krovinovic pode ganhar primeira chance como titular