À frente da Coordenação de Seleções femininas da CBF, Duda Luizelli sabe o tamanho da representatividade de um clássico envolvendo Inter e Grêmio. Com mais de 30 anos dedicados à modalidade, a gaúcha prevê um enfrentamento de equilíbrio para a decisão do Gauchão de 2021. As equipes se enfrentarão no próximo dia 5 de dezembro, na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha.
"Não existe um favorito, obviamente. Gre-Nal é Gre-Nal. Tenho certeza que será um dos Gre-Nais mais equilibrados que já tivemos até hoje".
A resposta de Duda em entrevista a GZH condiz com os que as duas equipes apresentaram na atual edição. Ambas venceram os oitos jogos disputados, foram líderes de suas chaves, e chegaram com certa tranquilidade à final. No entanto, o jogo pelo título reserva uma disputa particular: o Inter quer o tricampeonato, enquanto o Grêmio quer encerrar um jejum que já dura três anos.
A amostragem no estadual também pode representar futuras chances na Seleção principal. Além das observações internas, a comissão técnica do Brasil tem sido figura in loco nas competições brasileiras. Do futebol gaúcho, Lorena, goleira do Grêmio, tem sido selecionada para a montagem do novo ciclo, é uma das apostas deste momento de renovação.
"Falando das nossas goleiras, vem aí uma renovação. Hoje, temos de oito a 10 goleiras no nosso radar. Nosso preparador Thiago Mehl vem viajando pelo Brasil e vai começar a ir para a Europa, para que possamos evoluir mais na troca de informações e treinamentos com outros profissionais para que elas cheguem cada vez mais prontas à Seleção, para uma competição a nível internacional", avalia a coordenadora de seleções femininas, que ainda destaca:
"Todas as meninas que competem a nível nacional estão no radar na Pia (Sundhage). A gente está sempre atento a tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo de todas as jogadoras brasileiras que praticam futebol".
Futebol feminino gaúcho em evolução
A família Luizelli também conta uma representante à frente da modalidade no Rio Grande do Sul. Gabriela Luizelli, irmã de Duda, é responsável pela departamento de futebol feminino da Federação Gaúcha. Desde a sua chegada, já houve mudanças na organização do estadual.
Em 2021, pela primeira vez, o Gauchão tem sido custeado pela FGF, que também está disponibilizando um subsídio de cerca de R$ 18 mil para o auxílio dos gastos com alimentação, hospedagem e viagens. A medida permite, especialmente, que os clubes do Interior consigam garantir a sua participação, em meio às dificuldades.
"O que precise, talvez, é que os clubes do interior passem a ter como obrigatoriedade o futebol feminino, que se crie regras. Tudo é importante para que a gente consiga fazer as equipes do Interior mais fortes. A Federação Gaúcha vem ajudando, pela primeira vez, temos um campeonato 100% subsidiado, o único no Brasil", aponta Duda Luizelli.
A dirigente da CBF também destaca o trabalho de fomento das categorias de base. No próximo dia 27, inicia a Copa Gaúcha de Futebol Feminino sub-17, que contará com sete clubes. O Estado é um dos poucos no Brasil que também investe no desenvolvimento deste tipo de competição.
"No Brasil, temos apenas seis estados com campeonatos de base e o Rio Grande do Sul é um deles. Por isso, damos os parabéns para a Federação Gaúcha. Queremos muito mais e, para isso, vamos tentar junto a outras federações para que tenham também este tipo de iniciativa".
O novo ciclo na Seleção feminina
Prestes a disputar o último compromisso neste ano, a Seleção Brasileira vislumbra a disputa da Copa América de 2022. A montagem no ciclo vem evoluindo especialmente com o crescimento das atletas.
"A Seleção vem muito bem. Conseguimos praticamente fechar nosso calendário de 2022, que é algo que precisamos, de planejar o futuro. Com isso, vamos conseguir ter mais sucesso no futuro. A Seleção, após a Olimpíada, teve um mix de atletas mais jovens com as mais experientes. As atletas estão profissionais e, cada vez mais, buscamos um desempenho melhor nos quesitos técnico, tático e mental".
Na última Data FIFA, o grupo brasileiro disputará o torneio internacional de futebol feminino. A estreia será nesta quinta-feira (25), diante da Índia. Na sequência, enfrentará a Venezuela, no dia 28, e encerra sua participação diante do Chile, no dia 1º de dezembro.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
QUEM JOGA! Provável escalação do Grêmio para duelo decisivo na CDB
COM MUDANÇAS! Grêmio chega em Aracaju para decisão contra o Confiança na Copa do Brasil
Grêmio avalia liberar Amuzu para amistoso fora da Data FIFA
Luís Castro abre espaço para jovens em jogo decisivo
Arthur perto de voltar, mas situação contratual preocupa
Mistério no Grêmio: Luís Castro prepara mudança para duelo decisivo
DUELO NA COPA! Grêmio se prepara para decisão contra o Confiança na Copa do Brasil
Dificuldades táticas do Grêmio geram urgência por reavaliação na sequência da temporada
Grêmio vira vitrine mundial com jogadores na pré-lista da Copa
Grêmio recebe definição surpreendente sobre Villasanti na Copa do Mundo
Tricolor amarga sequência de seis jogos sem gols e afunda na crise ofensiva do Brasileirão
Sondagens do exterior agitam futuro de Tiaguinho no Grêmio
O Imortal está em coma: o Grêmio perdeu a identidade do próprio Grêmio
Grêmio mexe no tabuleiro e tenta Arboleda em negociação polêmica
Grêmio arma jogada ousada e mira Arboleda em troca surpreendente com o São Paulo