Globo negocia só pay-per-view com Gaúchão, e clubes devem perder cota


Fonte: Uol Esportes

Foto: Getty Images
As negociações dos direitos de TV dos campeonatos Mineiro e Gaúcho indicam quedas de arrecadação para os grandes times, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. A Globo até agora só fez proposta e mostrou interesse no pay-per-view das duas competições, com rendas variáveis. O cenário é similar ao que ocorre em outros Estados.



Os contratos atuais da Globo pelos dois Estaduais rendem entre R$ 12 milhões e R$ 13 milhões para cada um dos times grandes. Mas acabaram nesta temporada de 2021.


Nas conversas, a Globo fez uma proposta pelos direitos de ppv para a Federação Mineira de Futebol e para os clubes. Seria um valor sem mínimo garantido. Assim, a renda dependeria do valores obtidos com a arrecadação específica com o campeonato na plataforma Premiere.


A estratégia da Globo se explica porque há o entendimento de que, com o ppv, é possível obter uma receita certa pelo que se paga. Com a TV Aberta, a emissora pagaria por direitos que não tem certeza de que vai conseguir o retorno no mercado de publicidade. Um acordo para a TV Aberta dependeria de interesse e investimento da afiliada mineira da emissora.


O cenário é bem parecido no Rio Grande do Sul. O interesse demonstrado pela Globo foi em relação ao pay-per-view. Um acordo para TV Aberta dependeria da RBS ou de outra emissora apostar no produto.


Com partidas no ppv, a Globo pode estancar parcialmente a debandada de torcedores que ocorre no período de intervalo entre o final de um Brasileiro e o início de outro. Pois haveria um pacote de jogos para essas quatro torcidas neste meio período.


Entre os grandes clubes do Sul e de Minas, já é visto como praticamente certa uma queda de receita com os Estaduais para a próxima temporada. Seria um processo similar ao que ocorreu no Rio de Janeiro no ano de 2021. Com o rompimento com a Globo, todos os três grandes —Fluminense, Botafogo e Vasco— tiveram redução de sua renda. O Flamengo já não tinha contrato com a emissora no ano anterior.


Enquanto isso, o Paulista já teve vendas de direitos de TV Aberta (Record) e outro pacote de jogos para o YouTube. E há uma perspectiva de aumento de receita em relação à atual temporada. A Copa do Nordeste também tem contratos.



Em outros Estaduais, a Globo também tem atuado de forma tímida em renovações. Só as afiliadas que poderão se interessar e fazer eventuais investimentos. A prioridade da emissora são investimentos em competições nacionais.

#gremio #imortal #tricolor #globo #gauchao #transmissao

LEIA TAMBÉM: Veja os detalhes da provável saída Jean Pyerre do Grêmio para o Alavés

E MAIS: Diego Souza cogita adiar aposentadoria em caso de rebaixamento do Grêmio




Comentários



Luis Rogerio     

EM TESE TA QUEBRANDO

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/12/2021