Intensidade, pressão e correções: como Mancini pode moldar ideias ao Grêmio em pouco tempo

Para impedir rebaixamento, técnico terá somente esta semana cheia e a próxima para trabalhar o time em seus princípios


Fonte: Globoesporte.com

Lucas Uebel / Grêmio FBPA
A semana de treinos do Grêmio iniciou na terça-feira no CT Luiz Carvalho. Mas será a partir desta quarta que Vagner Mancini terá a maior parte do elenco para aquele que será seu maior intervalo sem jogos no comando da equipe. De agora até o fim do Brasileirão, o Tricolor vislumbra só duas semanas cheias para correções que ajudem a evitar o rebaixamento.

Conforme apurou o ge, o foco será em reforçar os princípios de jogo pretendidos por Mancini. O que significa, na prática, trabalhar intensidade e marcação-pressão no campo ofensivo com os atletas em atividades distintas.



O técnico teve dois treinos até a vitória sobre o Juventude e focou em ordens táticas. Até o duelo com o Atlético-GO, na segunda-feira, há mais cinco treinamentos.

Depois, também terá um intervalo de seis dias para o confronto contra o Palmeiras, no dia 31. Dali em diante, engata uma maratona na reta final da temporada.

- É fundamental falar sobre tempo. Muitas vezes você assume e sabe o tempo que terá. Nessa situação, não temos tempo, e vim sabendo disso. Temos duas semanas abertas e depois jogos quarta e domingo até o final. Não tenho tempo, mas tenho o lastro de cada jogador - destacou Mancini após a vitória no domingo.

Alguns exercícios para aumentar a intensidade das ações serão inseridos para o grupo. A intenção é repetir e melhorar o que foi apresentado já contra o Juventude, com o time mais presente no campo adversário. Exercícios de estímulos curtos para roubadas de bola também estão no plano.

O treinador, no entanto, também fez questão de citar a dificuldade de manter o nível pretendido na sequência de jogos que se avizinha.

- A partir do momento que tivermos duas semanas, talvez vamos conseguir manter intensidade (nos dois tempos). Depois, têm jogos quarta e domingo, aí nenhum time consegue. Enquanto der para botar intensidade, vamos colocar, porque gosto de time com intensidade, agressividade, que joga com transição - apontou o treinador.

Ações táticas, específicas e ajustes

Evidentemente que questões táticas também serão ajustadas. Nos trabalhos comandados até aqui, Mancini faz esse tipo de atividade em treinos de 10 jogadores de linha contra outros 10. Um time titular e outro reserva em campo.

Os turnos terão também complementos após as atividades gerais. Isso já ocorria com Felipão em trabalhos com o auxiliar Paulo Turra. Mas, conforme ouviu o ge, serão por setores do time, enquanto antes ocorriam com o grupo todo.

O ge também ouviu elogios ao conhecimento tático de Mancini e o contato com os jogadores. Houve até pacto realizado antes do duelo com o Juventude, no último sábado, em conversa no vestiário do CT.

O próprio treinador citou ajustes em situações específicas de jogo a realizar durante a semana. O primeiro gol sofrido para o Juventude, com espaço dado por Vanderson para a finalização de Sorriso, foi citado na entrevista coletiva (reveja no vídeo acima).

- Alguns erros básicos que não são difíceis de ajustar, como aproximar no outro cara, que se ocorresse não teria tomado gol. São pontos fundamentais de uma equipe madura, que vamos atacar a partir de agora - completou Mancini.

O período também servirá para Mancini conhecer mais o grupo que tem nas mãos. O treinador citou que não conhecia o colombiano Campaz, por exemplo, reforço mais caro da história do Grêmio.



O contrário também é verdadeiro, com a maior adaptação dos atletas não só ao estilo pedido por Mancini em campo, mas também às cargas de trabalho da nova comissão técnica.



Grêmio, Imortal, Tricolor, Mancini, Ideias, Intensidade

LEIA TAMBÉM: Veja os detalhes da provável saída Jean Pyerre do Grêmio para o Alavés

E MAIS: Diego Souza cogita adiar aposentadoria em caso de rebaixamento do Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/12/2021



















2/12/2021