Em reestreia de Mancini, Grêmio bate Juventude por 3 a 2 e ganha fôlego no Brasileirão

Placar foi construído com gols de Douglas Costa, Diego Souza e Villasanti; Tricolor chegou aos 26 pontos na tabela e terminou a rodada em 18º lugar, ainda dentro do Z-4


Fonte: Gaúcha ZH

Lauro Alves / Agencia RBS
Depois de mudar o departamento de futebol com a chegada do vice-presidente Dênis Abrahão e do técnico Vagner Mancini, o Grêmio deu resposta dentro de campo. No começo da noite deste domingo (17), o Tricolor bateu o Juventude por 3 a 2, na Arena, e deu sinal de reação no Campeonato Brasileiro.

Douglas Costa e Diego Souza marcaram no primeiro tempo, enquanto Villasanti ampliou na segunda etapa. Sorriso e Roberson descontaram para a equipe de Caxias do Sul, mas nem isso tirou a alegria dos mais de 15 mil torcedores que apoiaram o Tricolor na Arena.



Apesar da vitória, o Grêmio segue dentro da zona de rebaixamento, com 26 pontos, mas encurtou de cinco para dois a distância para o Juventude, outro rival na luta contra a queda. Vagner Mancini agora terá oito dias até o próximo compromisso do Tricolor, na segunda-feira, dia 25, diante do Atlético-GO, em Goiânia.

Em sua estreia, Vagner Mancini desmanchou a formação com três zagueiros das últimas rodadas e promoveu a volta de Paulo Miranda ao setor defensivo para ser o companheiro de Kannemann. Assim, Rodrigues deixou a equipe — Ruan estava suspenso pelo terceiro amarelo. Do meio para frente, Thiago Santos, Villasanti, Douglas Costa e Diego Souza retornaram ao time. Alisson e Jean Pyerre foram mantidos. Com isso, Ferreira e Campaz iniciaram no banco de reservas.


Convocada pelo novo vice de futebol Dênis Abrahão, a torcida fez sua parte. Desde antes de a bola rolar, o apoio vindo das arquibancadas da Arena foi grande para o Grêmio, que iniciou ocupando o campo do Juventude. Algumas medidas de Vagner Mancini foram notadas mesmo que o técnico tenha tido apenas dois treinamentos com os novos comandados.

No ataque, o Grêmio procurou ter os extremas sempre adiantados em cima dos laterais do Juventude na mesma linha de Diego Souza. Assim, a equipe conseguia com três homens prender quatro defensores alviverdes recuados. Uma ação que funcionou bem foi a reação após a perda da posse da bola. Sempre com dois ou três jogadores próximos, o time gremista não dava possibilidade para o Juventude iniciar contra-ataques em suas transições ofensivas. Esse havia sido um dos pontos fracos do Grêmio quando tentou propor o jogo em suas últimas apresentações em casa, diante de Sport e Cuiabá.

Coletivamente, porém, o Tricolor não apresentou um repertório grande de jogadas, mas teve a seu favor a efetividade. Na primeira chegada forte ao ataque: gol. Jean Pyerre cruzou para Alisson, que desviou acertando o travessão. Douglas Costa foi mais rápido que seu xará Douglas Friedrich e mandou para o fundo das redes aos 22.

Dois minutos depois, 2 a 0 em jogada com total mérito de Diego Souza. O centroavante ganhou a disputa pelo alto após um lançamento de Vanderson e tocou para Alisson. O camisa 23 chutou, o goleiro Douglas deu rebote e Diego Souza estava bem colocado para só empurrar para o gol e dobrar a vantagem na Arena.

A partir daí o Juventude se mostrou sem forças para reagir. Desfalcado de Ricardo Bueno, o técnico Marquinhos Santos apostou em uma formação sem centroavante e viu seu time ser inofensivo. Brenno trabalhou apenas em intervenções em um primeiro tempo que se saiu melhor que a encomenda para o Grêmio, com 2 a 0 para vibração dos mais de 15 mil gremistas presentes na Arena.

O Grêmio voltou para o segundo tempo sem Walter Kannemann. Rodrigues entrou para ser o companheiro de Paulo Miranda. No Juventude, Marquinhos Santos sacou Capixaba para a entrada de Roberson passando a ter um centroavante. O time de Caxias do Sul retornou do intervalo tentando diminuir o prejuízo.

Aos 4, os visitantes até assustaram em cruzamento de Guilherme Santos que Brenno saiu mal e Rodrigues afastou. O Tricolor, no entanto, não estava disposto a deixar a vitória escapar. Primeiro, Alisson chutou de fora da área e Douglas Friedrich fez uma bela defesa.

O goleiro alviverde, porém, não pôde fazer nada aos 10, quando Villasanti apareceu na área como homem surpresa e desviou no canto para transformar o placar em goleada: 3 a 0.

O Juventude até respondeu rápido em lance que Paulinho Bóia deixou três marcadores para trás no começo de uma jogada que terminou com Sorriso aparecendo livre na área para desviar no canto de Brenno: 3 a 1.

Marquinhos Santos fez mais duas trocas em busca do empate: Chico e Wesley nos lugares de Guilherme Castillo e Paulinho Bóia. Com o Juventude dando mais espaços, Vagner Mancini apostou na entrada do velocista Ferreira no lugar de Jean Pyerre aos 21.

Com apenas três minutos em campo, Ferreira quase justificou sua entrada justamente com a jogada esperada por Mancini. Recebeu em contra-ataque, partiu para cima de Michel Macedo e chutou procurando o ângulo, mas a bola caprichosamente foi pela linha de fundo.



Na reta final do jogo, Lucas Silva, Elias e Cortez entraram nos lugares de Thiago Santos, Diego Souza e Vanderson. O Juventude marcou o segundo com Roberson aos 48, mas a vitória do Grêmio já estava definida. O placar de 3 a 2 representou o primeiro sinal de reação no Brasileirão na estreia de Vagner Mancini.



Grêmio, Imortal, Tricolor, Vitória, Mancini, Brasileirão

LEIA TAMBÉM: Veja os detalhes da provável saída Jean Pyerre do Grêmio para o Alavés

E MAIS: Diego Souza cogita adiar aposentadoria em caso de rebaixamento do Grêmio




Comentários



Paco Gera     

Faltô isto pra perdé!!! Como diria o velho filósofo... "quando a EmE se instala, há que se conformar com fedor...

Jaime Paludo     

Ferreira so quer chutar no lado direito, vai ter que chutar no lado esquerdo também.

Leia Boaroli     

Tem q voltar geromel arrumar essa defesa

Eberte Alencar     

Mais uns minutos teria empate, mais alguns e teria perdido o jogo, wye fase

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/12/2021



















2/12/2021