Grêmio goleia o Figueirense e avança à semifinal do Brasileirão de Aspirantes

Tricolor garantiu a primeira posição do Grupo C e enfrentará o Avaí na próxima etapa do torneio


Fonte: Zero Hora

Renan Jardim / Grêmio/Divulgação
O Grêmio goleou o time do Figueirense e garantiu uma vaga na semifinal do Brasileirão de Aspirantes. Com gols de Elias e Vini Paulista (duas vezes cada), o Tricolor fez 4 a 0 na equipe catarinense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e termina a segunda fase na primeira posição do Grupo C. Assim, vai enfrentar o Avaí na próxima etapa em duelos de ida e volta — na outra semi, se enfrentam Fortaleza e Ceará.



Dentro de campo, o Figueirense surpreendeu no início. Com um minuto de jogo, Mirandinha entrou na área driblando e tocou para Vitinho, que finalizou para fora. O Tricolor foi chegar pela primeira vez apenas aos 12, após boa jogada de Wesley pela direita. Ele tocou para o lateral Lucas Kawan, que chutou fraco, nas mãos de Antônio. Aos 15, porém, Wesley arrancou, invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro defendeu em dois tempos, quase deixando a bola entrar.

E não demorou para sair o primeiro gol. De fora da área, Elias Manoel recebeu de Bitello, cortou para o meio e mandou uma bomba na gaveta. Golaço do camisa 9 gremista, artilheiro da competição com 10 gols marcados em nove partidas.

O Grêmio voltou a ter dificuldade para se aproximar da área do time catarinense, que assustou aos 24, em chute de Índio muito perto da meta defendida por Hugo. Mas, aos 30, após uma bola alçada buscando Elias, ela sobrou para Vini Paulista, que arrancou em velocidade e bateu firme, rasteiro, sem chances para o goleiro Antônio.

A situação, que já era confortável para o Grêmio, ficou ainda melhor quando o volante Fabrício levou o cartão vermelho. Primeiro, ele matou um contra-ataque de Vini Paulista, e depois chutou a bola para longe, se revoltou com a arbitragem e ainda trocou empurrões com jogadores tricolores. Além dele, o técnico Ricardo Silva e um auxiliar também foram expulsos.

Com um a mais em campo, o time gaúcho passou a pressionar. Primeiro em cobrança de falta para fora, depois em finalizações de Vini Paulista e Wesley. O Tricolor passou a jogar com os 10 jogadores de linha no campo de ataque, trocando passes em busca de espaço. No finalzinho da etapa inicial, quase que Vini Paulista fez o terceiro, após bom passe de Lucas Kawan, mas a bola desviou na defesa e foi para fora.

Na volta para o segundo tempo, o técnico César Lopes fez um substituição: tirou Gazão e colocou Caíque. A mudança deu resultado logo cedo, já que aos dois minutos Caíque lançou Elias, que invadiu a área em velocidade, driblou o goleiro e marcou o terceiro gol do Grêmio.



A superioridade numérica em campo deixava o Tricolor confortável para ficar com a bola e explorar os espaços. Aos 8, Wesley recebeu de Vini Paulista e mandou para fora, tirando tinta da trave. Em seguida, o Figueirense teve duas bolas chances para descontar, mas parou em boas defesas do goleiro Hugo.

Quando o Grêmio parecia ter desacelerado, Vini Paulista recebeu bom passe de Pedro Lucas, aos 17, e marcou o quarto gol tricolor na partida. De fora da área, ele enquadrou o corpo e bateu bonito, de chapa, para marcar o seu segundo no jogo.

Em seguida, o técnico César Lopes tirou o zagueiro Ericson e o lateral-esquerdo Thiago Rosa para colocar Alison e Vitinho. A equipe ganhou em fôlego novo, e aos 24 Wesley recebeu de Elias e mandou a bola para o fundo das redes, mas a arbitragem assinalou impedimento na jogada.

O treinador fez mais uma troca aos 28, e resolveu preservar o artilheiro Elias, dando lugar a Emerson no time. A equipe tirou o pé e passou a controlar o jogo, enquanto os donos da casa pareciam mais preocupados em evitar uma goleada ainda maior. Aos 37, a última substituição: saiu Wesley para a entrada de Juan Christian no ataque gremista. Em campo, porém, nada mais aconteceu e o jogo terminou 4 a 0 para o Grêmio, que garantiu a classificação à semifinal do Brasileirão de Aspirantes.

Escalação do Grêmio
Hugo; Lucas Kawan, Ericson (Alison, 21'/2ºT), Emanuel e Thiago Rosa (Vitinho, 21'/2ºT); Gazão (Caíque, intervalo) e Bitello; Wesley, Pedro Lucas e Vini Paulista; Elias Manoel (Emerson, 28'/2ºT). Técnico: César Lopes.

Gols
Elias (G), aos 17min do 1º tempo e aos 2min do 2º tempo, e Vini Paulista (G), aos 30min do 1º tempo e aos 17min do 2º tempo.

Mais sobre:futebolgrêmiobrasileirão de aspirantes

LEIA TAMBÉM: Mancini foi escolhido por jogadores e com direito a ligação de lateral

E MAIS: Grêmio e Cortez se aproximam de final de ciclo




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

21/10/2021


























20/10/2021