Grêmio aprende lições da Copa do Brasil e avalia "primeiro turno" do Brasileirão

Tricolor está a um ponto de deixar o Z-4


Fonte: Zero Hora

O técnico Luiz Felipe Scolari soube tirar lições das derrotas na Copa do Brasil e armou uma armadilha para não apenas parar, mas superar o Flamengo no Maracanã. Na noite desse domingo (19), o Grêmio teve uma estratégia defensiva quase perfeita e contou um gol de Borja para bater o Rubro-Negro por 1 a 0 em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação foi tão segura que nem fez falta um pênalti perdido pelo centroavante colombiano nos acréscimos.



Com a vitória, o Grêmio subiu para a 17º posição e está a um degrau de deixar a zona de rebaixamento. O Tricolor tem 22 pontos, apenas um a menos que o Juventude, que aparece em 16º. O próximo compromisso gremista será no domingo (26), novamente fora de casa, diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada.

Felipão admitiu que os erros cometidos na Copa do Brasil ajudaram para o Grêmio encontrar o caminho para conquistar os três pontos no confronto deste domingo pelo Brasileirão.— As mudanças que fizemos hoje (domingo), algumas deram muito bom resultado. São situações. Aqueles resultados da Copa do Brasil fizeram com que mudássemos a postura, o olhar também em todos momentos, não apenas em um tempo. E nos deu confiança para o futuro. Para aquele trabalho realizado no dia a dia, onde notamos que os jogadores estão progredindo em alguns aspectos, melhorando em coisas que antes não faziam porque não eram exigidos — avaliou.

Com um aproveitamento de 60% no Brasileirão, Felipão tratou de evitar falar sobre esse recorte positivo do Grêmio sob o seu comando. Ele preferiu abordar a campanha de modo geral e ressaltou que o Tricolor chega ao 19º jogo – metade do campeonato – dentro da margem planejada na sua chegada ao clube, no começo de julho.

— O mérito é dos atletas que entenderam que nós precisávamos mudar algumas coisas, algumas características. Hoje (domingo) se encerra o primeiro turno, são 19 jogos para nós e temos 22 pontos, poderíamos ter 20 com empate, que estava na nossa margem. Demos os passos e ficamos felizes porque equilibramos algo que estava difícil. É uma vitória que nos deixa feliz e que vai nos ajudar. No geral, penso que está bom pelo que tínhamos. A vitória foi ótima, mas ainda temos muito caminho a percorrer — alertou.

— O grupo tinha entendido a ideia desde minha chegada. Mas trabalhando com futebol temos que entender as características do grupo para usá-las das melhores formas possíveis. Adaptamos isso ao meu método da melhor maneira possível entre eu e os atletas. Eles entenderam que algumas coisas precisam mudar porque os jogadores do elenco mudaram. Uma série de coisas que só mudam com o tempo, e para chegar neste tempo, precisamos de pontos. Temos que ir aos poucos, e estamos indo — completou.No mesmo sentido de Scolari, o vice de futebol Marcos Herrmann garantiu que o Grêmio já vinha recuperado a parte anímica do seu elenco, mas que a vitória sobre o Flamengo vem para reforçar esse crescimento.



— O anímico vinha melhorando. Nos últimos sete jogos, nós vencemos cinco e foi a segunda vitória nossa no Maracanã, já havíamos vencido o Fluminense aqui. Terminamos agora o primeiro turno e o anímico é bom porque vencemos quatro das últimas cinco partidas no Brasileirão. Ganhar do Flamengo nas circunstâncias presentes é algo importante. O Flamengo estava atravessado pela sequência ruim contra eles. O nosso time estava muito pilhado para fazer uma grande partida. O grupo está realmente muito fechado. Por isso, os resultados começam a aparecer — garantiu.

LEIA TAMBÉM: Veja todas as informações sobre o duelo entre Grêmio e Juventude neste domingo (17)

E MAIS: Na estreia de Mancini, Grêmio recebe o Juventude na Arena




Comentários



Moacir Iva     

Estamos tão mal na lateral esquerda, que o Felipão tirou um atacante e um lateral e colocou dois laterais para substituir o Rafinha...??????

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/10/2021























17/10/2021