1Win

Calculadora na mão: as projeções para o Grêmio se garantir no G-4 do Brasileirão

Análise atual aponta que clube que chegar a 64 pontos confirmará vaga direta à Libertadores. Tricolor precisaria somar pouco mais de 50 para atingir meta


Fonte: Globo Esporte

Calculadora na mão: as projeções para o Grêmio se garantir no G-4 do Brasileirão
Enquanto o Grêmio vê no horizonte as semifinais da Libertadores, tenta garantir pelo Brasileirão a classificação direta para a fase de grupos da competição sul-americana em 2018. Embora a campanha no returno tenha decaído, o caminho tricolor para se assegurar no G-4 se mostra próximo: a nove rodadas do fim, a equipe de Renato Portaluppi precisaria somar pouco mais de 50% de aproveitamento para atingir a meta.


Conforme projeção do departamento de estatísticas da
Universidade Federal de Minas Gerais, qualquer clube se garantirá no G-4 se atingir 64 pontos na tabela. Atual segundo colocado, o Grêmio tem 50 pontos e precisaria somar 14 nessa projeção, o que representa 51,8% dos pontos na reta final.
Por outro lado, é bem provável que o Tricolor nem precise tanto. ]

Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, é possível que um clube obtenha a vaga direta com 62 pontos. Para o Grêmio, no caso, seriam necessárias quatro vitórias nas nove rodadas restantes. Vale ressaltar que o Cruzeiro, quinto colocado (47 pontos), já se garantiu na competição graças ao título da Copa do Brasil.

– Com 64 é garantido, sendo que a vaga direta é bem provável com 63. Com 62, o clube precisaria de um pouco de sorte. Já tem uma vaga com o Corinthians e outros três com base de 80% de chances, que são os dois paulistas (Palmeiras e Santos) e o Grêmio. Os cariocas (Flamengo, Botafogo e Vasco) são os perseguidores – explica Tristão, ao GloboEsporte.com.

Retrospecto recente

Em 2016, o Atlético-MG ficou com a última vaga ao marcar 62 pontos. O rendimento foi de 54,3%. O número, aliás, é o mesmo que alcançou o São Paulo um ano antes. Em 2013, esta pontuação acabou ainda menor. O Botafogo terminou o Brasileirão com 61. Apenas duas vezes nos últimos cinco anos o quarto terminou com mais. O Corinthians somou 69 em 2014, enquanto, em 2012, o São Paulo ficou com 66 (confira na tabela abaixo).



O cenário alentador melhora se pegar os duelos restantes no Brasileirão. No primeiro turno, o Grêmio ganhou cinco, empatou duas e perdeu apenas duas nas últimas nove partidas, o que gerou aproveitamento de 62,9%. Caso repita tal desempenho, garantirá a vaga com folga. Acumularia 17 pontos e terminaria o nacional com 67.

Entretanto, o que preocupa o torcedor é o desempenho no segundo turno do nacional. São apenas 11 pontos somados em 10 partidas disputadas, o que dá um aproveitamento de apenas 36,66%.

Na próxima quarta-feira, o Grêmio começa a disputa das semifinais com o Barcelona-EQU em Guayaquil. Até por isso, a tendência é que Renato Gaúcho preserve jogadores diante de Palmeiras e Avaí.

Resta agora, transformar as projeções em pontos. Neste domingo, o Tricolor tem o último teste antes de voltar às atenções ao torneio continental. O confronto com o Verdão será disputado às 17h na Arena.

As últimas 9 rodadas do Grêmio no Brasileirão

Grêmio x Palmeiras, Arena, em 22/10
Avaí x Grêmio, Ressacada, em 29/10
Grêmio x Flamengo, Arena, em 05/11
Ponte Preta x Grêmio, Moisés Lucarelli, em 08/11
Grêmio x Vitória, Arena, em 12/11
Grêmio x São Paulo, Arena, em 15/11
Santos x Grêmio, Vila Belmiro, em 19/11
Grêmio x Atlético-GO, Arena, em 26/11
Atlético-MG x Grêmio, Independência, em 26/11


VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024






















25/4/2024