Grupo de torcedores do Grêmio pede fim do uso da palavra macaco em cânticos

A "Tribuna 77", que se reúne no setor superior norte da Arena, publicou texto repudiando o uso do termo para se referir aos colorados


Fonte: Zero Hora

Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital
A "Tribuna 77", grupo de torcedores que se reúne no setor superior norte da Arena, publicou texto em seus perfis nas redes sociais em que pede o fim do uso da palavra macaco em cânticos da torcida gremista.



O texto apresenta cinco argumentos para sustentar a ideia de suprimir a palavra das músicas, e convida os integrantes do grupo a silenciar quando outros setores do estádio cantarem músicas em que consta a palavra.

Veja o texto na íntegra

Pelo fim do uso da expressão "macaco"!

É perfeitamente possível torcer e fazer uma grande festa sem o uso da expressão "macaco". Incompreensível que tal expressão siga fazendo parte dos cânticos de maneira tão forte depois de tudo que já nos aconteceu. A repetição deste discurso já puniu severamente o clube e generalizou 8 milhões de torcedores. Falta algo mais?

Reiteramos nosso pedido para que os Tribuneiros e Tribuneiras que nos acompanham, silenciem quando forem entoados estes cânticos. Expressão racista não é folclore.

Abaixo, enumeramos 5 razões do porquê não cantar "macaco":

1 - Em qualquer lugar do mundo chamar alguém de "macaco" é visto como ofensa racista. Por que quando se tratam de torcedores e jogadores do Internacional seria diferente?

2 - Cantar músicas com "macaco" não ajuda em nada o Grêmio: os jogadores não correm mais, os rivais não facilitam o jogo, nenhum jogador se sente mais incentivado por ouvir a torcida chamar os rivais de "macaco";

3 - Mesmo que tenham pessoas que defendam que no caso Gre-Nal o termo não nasceu racista, não podemos aceitar que em 2017 o termo não signifique uma ofensa racial;

4 - A rivalidade Gre-Nal é mais que centenária e não diminuirá se calarmos os cantos racistas;

5 - No calor do momento, principalmente no futebol, falamos e cantamos coisas sem pensar, mas ao usar o termo "macaco" reforçamos o racismo. O Grêmio já foi punido por isso (vide caso Aranha), e ninguém no estádio quer prejudicar o Grêmio, certo?

Ao tirarmos macaco de nosso vocabulário, ajudamos a nós mesmos como pessoas e ao Grêmio. Reflitamos!

Comentários



todos nós gremistas sabemos da origem da expressão dos cânticos, e entendemos que ela surgiu de maneira não racista na época que chamar alguém de macaco não era depreciativo. Porém os tempos mudaram e é obrigação nossa mudar tbm. Deixar taxar nossa torcida de racista apenas pelas músicas é burrice nossa. Vamos tirar essa palavra e coloquem outra como amargo ou morango. Tanto faz, a música vai continuar impactante e animada.

Erick Martins     

eu acho errado comparar os macacos com os colocados! ! o animalzinho merece desculpas

Gabriel Santos     

OLÁ VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Daniel Ws     

Até que em fim correntes civilizadas estão ajudando a acabar com isso!

Maiquel Henkel     

Sugiro que troque por "morangos"

Concordo plenamente! O Grêmio não pode ser taxado como um clube racista. Temos muitos jogadores, tivemos muitos jogadores negros importantes em nossa história, que certamente não ficam mais felizes ouvindo a sua torcida cantar esses tipos de cânticos. Além de tudo, nossa torcida é formada por todas as raças e todos são bem vindos. Parabéns pela atitude!

isso mesmo é inadmissível o racismo em pleno século XXI ainda exista isso... todos somos humanos indiferente de cor, raça, credo ou religião

Joao Pereira     

OLA PESSOAS E DESBLOQUEIO TODO OS CANAIS DE TV PRO ASSINATURA. REDUZIMOR FATURA DE QUELQUE LUGA DO BRASIL SKY. NET TV CLARO TV. Oi TV. TV VIVO INTERESSADOS ZAP 88 98420902

Joao Pereira     

OLA PESSOAS E DESBLOQUEIO TODO OS CANAIS DE TV PRO ASSINATURA. REDUZIMOR FATURA DE QUELQUE LUGA DO BRASIL SKY. NET TV CLARO TV. Oi TV. TV VIVO INTERESSADOS ZAP 88 98420902

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/10/2017


oportunidade - 20:36 (8)

Arroyo recebe luz alta no Grêmio





















21/10/2017