1Win

Excursão gremista na argentina confirma sua relevância no desenvolvimento dos jovens atletas

Delegação gremista retorna para Porto Alegre com dever cumprido


Fonte: Site Oficial

Excursão gremista na argentina confirma sua relevância no desenvolvimento dos jovens atletas
Com o objetivo alcançado de afinar a observação do desempenho de seus atletas, o Grêmio termina a excursão na Argentina trazendo importantes resultados e, acima de tudo, ratificando a necessidade de que é essencial seguir o planejamento de expôr seus jogadores a confrontos de maior exigência.

Pensando dessa forma, o Tricolor repetiu a viagem executada de forma inédita no ano passado e aportou primeiro na província de Rafaela, em Santa Fé. Na localidade foi recebido pelo Atlético Rafaela, clube local que disputa a primeira divisão nacional e que mantem um trabalho de base. Em seguida, a delegação gremista rumou para Buenos Aires.

De acordo com a logística planejada de jogar 9 amistosos pelas categorias Sub-19 e Sub-16, as partidas foram disputadas em quatro dias. Na capital, o Grêmio tambem foi recepcionado nos respectivos centros de treinamentos do River Plate, San Lorenzo, Boca Juniors e Independiente, buscando manter um importante contato para troca de experiências e, alem disso, representar à altura o nome do Grêmio.

“É uma experiência para todos os profissionais da delegação. Mesmo que fiquemos poucos dias em outro país, nos deparamos com situações diferentes em relação ao nosso cotidiano. É um futebol e uma realidade diferente. Vemos estruturas de trabalho diversificadas para tirarmos como referência. Podemos observar por onde passamos que o Grêmio é muito respeitado fora do país. Quando vamos ao exterior, as pessoas te respeitam pelo fato de representar um grande clube”, comentou o coordenador técnico das categorias de base e chefe da delegação, Wagner Gonçalves.

Esta viagem está inserida em um planejamento específico que se desenvolve durante toda a temporada. Além de amistosos em excursões pelo país, ainda deverão acontecer experiências do tipo no Uruguai, Paraguai, Equador e em Portugal. “O propósito da nossa viagem até a Argentina foi de avaliação. As duas categorias, Sub-19 e Sub-16, que representam uma integração com a Sub-20 e Sub-17, respectivamente, têm uma finalidade específica de servir para avaliarmos os atletas mediante a exposição deles a jogos de maior exigência. Antes da Argentina, outras excursões foram feitas e, agora em julho, faremos uma grande avaliação dos elencos para qualificar ainda mais cada categoria. Este tipo de viagem permite que a coordenação técnica, junto às comissões técnicas, afine as observações de comportamentos dos atletas, algo que não é tão preciso em jogos de menor exigência”, salienta Wagner.

Dentro de campo, os técnicos sabem que estes tipos de jogos contra escolas de futebol diversificadas auxiliam no desenvolvimento dos jovens atletas. Luiz Gabardo Junior, técnico da categoria Sub-19, fez sua avaliação. “O principal foi a oportunidade de termos enfrentamentos diante de escolas de futebol diversificadas em relação ao que costumamos ver no Brasil. Equipes que fazem um jogo mais pesado, ainda mais na Sub-19, quando os jogos se assemelham à Libertadores. Estilos de jogar diferentes até mesmo entre os clubes argentinos. Boca, River e San Lorenzo mais técnicos. Independiente e Atlético Rafaela buscando a transição. Tentamos colocar em prática tudo aquilo que passamos para os jogadores no dia a dia. Para nós das comissões e tambem os atletas esta sequência de jogos proporcionou a vivência de detalhes do jogo que ainda enfrentaremos pela frente”, concluiu.

Aírton Fagundes, técnico da categoria Sub-16, comenta sobre a experiência vivida. “A excursão foi muito válida, muito interessante. Essa experiência de atuar contra equipes de maior exigência será importante para os campeonatos nacionais que os atletas terão pela frente. Jogamos na Argentina contra equipes tradicionais e com atletas um ano mais velhos.

Enquanto jogamos com os nascidos em 2001, os adversários atuaram com os nascidos em 2000. Acredito que os meninos vão pegar uma rodagem importante atuando contra adversários fortes. Foi um aprendizado importante para a carreira deles e para a evolução da equipe dentro do processo de formação”, finalizou.

A delegação gremista deixa Buenos Aires nesta sexta-feira, após o almoço, e tem a previsão de chegada no sábado pela manhã. Na bagagem de todos a certeza de dever cumprido, pensando no desenvolvimento contínuo dos processos de trabalho direcionados para a evolução dos jovens atletas das categorias de base do Grêmio.

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024
































22/4/2024